Associação Brasileira de Justiça Terapêutica
Estatuto
Diretoria
Associe-se
Programa de Justiça Terapêutica
Artigos
Legislação
Referências Bibliográficas
Sobre drogas de abuso
Artigos
Centros de Recuperação
Links
Notícias
Fale Conosco

Padre Chagas 79 / 801
(esq. Hilário Ribeiro)
Moinhos de Vento
90580-080 Porto Alegre / RS
51 3013 8820 / 3023 8824


Parceiros:





















Pº Castellana, 150 6º Dcha
28046 Madrid
Teléfono: 91 457 50 61
Fax: 91 457 29 78
E-Mail

 


Tratando a Dependência de Drogas:O que as Famílias e Infratores Necessitam Saber

Tradução: Drª. Carmen Có Freitas, psiquiatra

National Institute on Drug Abuse

The Science of Drug Abuse and Addiction

 

Tratando a Dependência de Drogas:

O que as Famílias e Infratores Necessitam Saber

Tradução:

Carmen Có Freitas, Psiquiatra

 

 

Porque o apoio da família é essencial

O abuso de drogas leva à violência, separação de pais e filhos, perda de empregos, sentimentos de desesperança, graves problemas de dinheiro, pais solteiros, ansiedade quanto às necessidades e cuidados com os filhos, maus relacionamentos e dificuldades emocionais e comportamentais em crianças. Muitos abusadores de drogas terminam presos, às vezes eles roubam propriedades para obter dinheiro para o uso de drogas ou freqüentemente cometem crimes enquanto estão sob o efeito das drogas.

Eis alguns fatos importantes:

  • A maioria das pessoas em prisões estaduais e cadeias locais abusavam de drogas ou álcool regularmente. Entretanto, menos que um quinto desses infratores receberam tratamento enquanto estavam encarcerados.
  • Em 1999, 1.5 milhões de crianças teve um dos pais na prisão. A maioria destas crianças (aproximadamente 900 mil) era menor de 10 anos.
  • Crianças com pais que abusam drogas e álcool são consideradas de alto risco para uma gama de problemas físicos e comportamentais, incluindo o abuso de substâncias.

 

O que as famílias e infratores precisam saber

O tratamento pode funcionar. Um bom tratamento pode reduzir o uso de drogas pela metade, diminuir a atividade criminal e diminuir detenções. Então, a prisão deve ser um lugar onde as pessoas podem conseguir ajuda para o seu uso de drogas e dependência. Famílias e infratores devem perguntar se o tratamento está disponível. O National Institute on Drug Abuse, parte do National Institutes of Health, publicou recomendações para um tratamento bem sucedido dos infratores usuários de drogas. As recomendações incluem estas informações:

  1. A dependência de drogas é uma doença que afeta o comportamento. Ela pode alterar a química do cérebro e do organismo por meses ou anos após a pessoa ter parado com o uso de drogas, portanto, as recaídas são, freqüentemente, parte do processo de recuperação. Em outras palavras, desintoxição na prisão ou na cadeia somente, não é suficiente no tratamento.
  2. Abusadores de drogas não conseguem mudar seus comportamentos sem tratar suas dependências. O tratamento que inicia na prisão ou na cadeia deve obrigatoriamente continuar após a liberdade. Tratamento e recuperação exigem um trabalho sério que deve continuar por toda a vida do usuário. Sem o tratamento correto, a maioria dos abusadores de drogas usará logo que retornem às suas casas e bairros, mesmo que as drogas possam colocá-los novamente na cadeia ou até matá-los. Tratamento deve ser longo, 90 dias ou mais, para que os usuários possam aprender a lidar com seus próprios problemas.
  3. Abusadores de drogas devem ser examinados por um médico. Este pode prescrever medicamentos, e investigará outros possíveis problemas, como depressão e ansiedade, ou outras condições como hepatite, tuberculose ou HIV/AIDS. Quando um abusador de drogas é detido, ele ou ela se existe tratamento disponível.